Vitrine São Bento recebe “Pêssankas”
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Com a proximidade da Páscoa, a Vitrine da Estação São Bento, Linha 1-Azul, recebe até o dia 31 de março a exposição Pêssankas, mostrando os ovos pintados e decorados da cultura ucraniana que simbolizam prosperidade, saúde e paz.

A mostra é uma parceria entre o Consulado Honorário da Ucrânia, em São Paulo, e a Sociedade Ucraniano Brasileira.

Para o curador, Maurício Coutinho, a mostra traz um pouco da história dos descendentes ucranianos no Brasil, bem como a arte milenar ucraniana: “Temos um pequeno resumo da arte milenar ucraniana, por meio das pêssankas, com o trabalho de artistas consagrados como Eloir Jr, de Curitiba (PR), além de produtos de famílias de descendentes de ucranianos como Márcia Ribka e Olga Samilla”, conclui.

A Ucrânia é um país europeu com cerca de 47 milhões de habitantes. O povo ucraniano resistiu por séculos a diversas tentativas de dominação e incorporação por parte de outras culturas. A resistência os ajudou a manter sua unidade, língua e cultura. As famílias ucranianas chegaram ao Brasil no final do século XIX e se concentraram no Estado do Paraná. Atualmente existe quase 1 milhão de descendentes de ucranianos no Brasil.

 

Imagem: Divulgação

Fonte: AI Metrô

clickfato
clickfato
Site de noticias em geral, sobre o cotidiano, voltado para noticias de cultura, entretenimento, música, politica, aviação e tecnologia. Informações inspiradoras, positivas e engraçadas também tem espaço. ► Entre em contato e envie o seu material: clickfato@gmail.com
%d blogueiros gostam disto: