Targino Gondim, Nilton Freittas e Roberto Malvezzi se unem em “Belo Chico”

Belo Chico” celebra a beleza do Rio São Francisco, o povo, a cultura e a natureza que o cercam. O álbum que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (05), é um encontro de três artistas: Roberto Malvezzi, Targino Gondim e Nilton Freittas. A produção tem como objetivo chamar a atenção para a luta em defesa do “Velho Chico” e, através das canções, animar o povo, estimular a construção de reflexões sobre o rio e a consciência política e socioambiental.

O projeto consiste em um álbum com canções que falam da situação do São Francisco, seu povo, suas comunidades, potencialidades, perigos e esperanças. O álbum é composto por 13 músicas, sendo algumas inéditas dos autores de “Belo Chico”, e outras já consagradas e conhecidas, de autoria própria ou de terceiros, selecionadas pelo conteúdo das letras e pela melodia.

O álbum terá um cunho educativo e poderá ser utilizado em atividades lúdicas, místicas, dinâmicas, entretenimento e ações diversas que envolvem a interatividade de pessoas envolvidas no processo de construção de saberes, no desenvolvimento de políticas públicas de Convivência com o Semiárido e de defesa, proteção e revitalização da bacia do rio São Francisco.

Roberto Malvezzi, compositor nascido no interior de São Paulo, viu na riqueza musical do sertão a possibilidade de resgatar a convivência com o Semiárido através da música. Targino Gondim, sanfoneiro, cantor, compositor, nascido no interior de Pernambuco e criado em Juazeiro (BA). O toque suave de sua sanfona e a sutileza da sua voz resgatou o autêntico forró. É um dos maiores representantes da música nordestina contemporânea e foi vencedor do Grammy Latino 2002 com sua composição “Esperando na Janela”. Nilton Freittas, músico nordestino de corpo e alma, nasceu no sertão baiano. Compositor, arranjador, instrumentista, procura imortalizar na sua voz e na sua obra o sertão nordestino que carrega na alma.

Fruto da construção coletiva de saberes e do amor pelo rio, “Belo Chico” promete trazer para a cena artística nacional elementos da riqueza cultural dos povos que ocupam suas margens. A produção é da Toca Pra Nós Dois, realização do Irpaa e a Articulação Popular São Francisco Vivo, com apoio do Ministério de Cooperação Alemã por intermediação da Cáritas Alemã.

#ToNaMidia #ClaudeLopes #TarginoGondim #NiltonFreittas #RobertoMalvezzi #BeloChico

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA