Rádio Capital faz rebrand e agora é Capital Multiplataforma
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Após 43 anos de existência, a rádio Capital passa a se chamar Capital Multiplataforma. Para esse novo momento a empresa passou por uma transformação de identidade visual de toda sua estrutura. Cada programa da grade também ganhou uma nova identidade visual para combinar com o conteúdo apresentado. Todos os estudos e pesquisas com a audiência para o desenvolvimento desse rebrand foram desenvolvidos pelo designer Daniel Pessoa.

“Pensando no mundo moderno e tecnológico que nos rodeia, a marca começou um novo posicionamento em sua grade de programação e nas redes sociais, interagindo com seus ouvintes e telespectadores de forma mais descontraída, trazendo o público para mais perto e transformando os chats de suas lives em uma grande sala de estar onde se recebe os amigos,” assinala Daniel.

A transformação se deu também porque a Capital Multiplataforma, que está presente no dial (1040 kHz AM), pode ser vista atualmente pelo app e pelas redes de streaming da emissora como Facebook e no Youtube.

Pesquisas e estudos de personas definiram cores e formas
Uma das características da audiência da Capital Multiplataforma é a fidelidade. As pessoas ouvem a grade inteira e

debatem com os apresentadores. “Fizemos pesquisas sobre cada ouvinte que acompanha a rádio. Para cada programa foram pensadas cores e formas específicas para agradar os perfis da audiência de cada programa e de cada apresentador,” descreve Pessoa.

O designer Daniel Pessoa salienta que foram necessárias algumas pesquisas para a criação de personas específicas para cada programa, esses estudos ajudavam a definir o sexo, idade, região onde moram e o que cada ouvinte da rádio preza. “Era preciso conhecer o nosso público, para que pudéssemos desenhar novas campanhas, desenvolver o novo posicionamento dos influenciadores e claro abrir portas para as novidades que a rádio planeja.”

A emissora pesquisou minuciosamente o ouvinte do aplicativo, os ouvintes que assistem às lives do Youtube e do Facebook e quem eram os ouvintes que acompanham pelo dial da AM. O perfil dessas personas foi construído a partir de um estudo grande e minucioso com técnicas de SEO e de posicionamento de branding.

 

A logo institucional foi atualizada. O tom de azul que era utilizado foi suavizado para ficar mais moderno e passar mais confiança, segurança e claro a calma que precisamos no mundo atual, além disso foi retirado o shader 3d que era moda no início dos anos 2.000. Com isso a marca ganhou novo modelo 2D, compacto e flexível.

Pessoa explica que a mudança não está apenas nos logos, mas em toda a dinâmica da rádio, as postagens nas redes sociais, playlists no Youtube de cada programa, sem contar com o Reality Capital Festa Sertaneja que abriu várias portas com novos parceiros para a rádio.

Daniel Pessoa
Experiente, Pessoa foi responsável por desenvolver artes para musicais e identidade de marca de quadros do Domingão do Faustão e do Altas Horas e atuou junto ao jornalismo da Rede Globo em frentes como o GNews, SPTV, Jornal Nacional, Jornal da Globo e Fantástico, além do programa Bem-Estar.

O profissional chegou à Capital há três meses para capitanear a adequação do design e posicionamento da marca da emissora frente às transformações decorrentes da incorporação de inovações tecnológicas e novas formas de chegar à sua audiência.

A Capital está fazendo ainda alguns estudos de televisão. O objetivo é que cada programa seja ainda mais atrativo, mais bonito e mais acolhedor para os nossos ouvintes. O primeiro programa a entrar nesse formato de grade foi o “Tá no ar com Vinny” e o “Reality Capital Festa Sertaneja”, que é um case de sucesso. “Não esperávamos algo tão grande como temos visto.”

Sobre a rádio Capital:
A Capital, rádio multiplataforma, estreou em 25 de janeiro de 1978, dia do aniversário da cidade de São Paulo. A emissora segue mantendo o estilo de se renovar a cada dia. O maior exemplo disso é a entrada no mundo digital. Hoje, além de sintonizar no dial AM do rádio, na frequência 1040 kHz, os ouvintes podem acompanhar a gigante pela internet e pelo celular. E isso não é simples coincidência: a Capital está atenta a tudo o que acontece no Brasil e no mundo, mas não perde suas raízes com a metrópole. A emissora tem jornalismo, esportes, comunicadores e uma eficiente equipe técnica, num estilo que faz do rádio o grande amigo de todos. Em busca de audiência, sem desprezar a ética.  Para acompanhar a programação, visite: https://www.capitalcomvoce.com.br/

#ClickFato #ClaudeLopes #RadioCapital #CapitalMultiplataforma #designerDanielPessoa

Claudê Lopes
Claudê Lopes
Baiano de Itiúba, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Repórter, Web Designer, Produtor e Editor de conteúdo, Consultor Musical, Roteirista, Redator e Diretor de programa de Televisão.
%d blogueiros gostam disto: