Patricia Frassi, do Nosso Estúdio, mostra como aproveitar melhor os espaços em apartamentos pequenos?
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A forte tendência por apartamentos pequenos precisa, muitas vezes, de mais atenção na hora de montar um projeto. É preciso ter ideias criativas para aproveitar ao máximo todas as partes do local, mas sem perder a elegância e o conforto. Atualmente os projetos compactos vem ganhando espaço na vida dos brasileiros por ter soluções para deixar o lugar mais estiloso e funcional.

Com boas ideias e a ajuda de um especialista é possível ter um espaço aconchegante, sem afetar a circulação dentro do ambiente. Para a arquiteta Patricia Frassi, do Nosso Estúdio, é preciso usar todos os artifícios da ergonomia de medidas mínimas padrão, garantindo conforto e funcionalidade na hora de montar um projeto deste tipo. “Integrar os ambientes garante uma melhor circulação e organização. Nestes casos, a ideia do ‘menos é mais’. Um exemplo disso é aproveitar o espaço com armários multiusos, ou seja, dividir o ambiente com um armário servindo tanto para o lado do quarto, quanto para o lado da sala”, explica.

A arquiteta afirma ainda, que é bem importante conseguir aproveitar todos os cantinhos com armários ou prateleiras, mas tomando cuidado para não sobrecarregá-los demais: “Precisamos sempre pensar na praticidade do dia-a-dia, o que precisa ter sempre a mão e o que pode ficar guardado por mais tempo sem precisar ficar à vista”.

O conceito de “desapega” se encaixa perfeitamente para quem tem apartamentos pequenos. Quando há itens que não se usam mais e que ocupam boa parte do espaço no apartamento, é hora de dizer adeus. “Além de poder fazer uma boa ação em doar para outra pessoa, você também pode vender itens ou objetos pela internet. Quando realmente não tem opção de se desfazer de algo, você pode guardar em um depósito”, alerta a arquiteta.

Outra área que precisa de atenção é a iluminação dos ambientes, um item que faz toda a diferença em qualquer projeto, mas especialmente em ambientes pequenos. “É preciso garantir uma iluminação flexível para qualquer tipo de uso, seja na sala recebendo os amigos ou assistindo um filme especial no final da tarde. Além disso, para se ter a sensação de amplitude a tendência é escolher paletas de cores mais claras nas paredes, por serem refletoras de luz”, complementa Patrícia.

Com todas essas dicas podemos concluir que, mesmo em um espaço menor, é possível ter muito conforto e sofisticação.

Sobre o Nosso Estúdio

Muito além dos projetos e das obras, o Nosso Estúdio une arquitetura e engenharia, oferecendo soluções a partir de um propósito, unindo profissionais, fornecedores e clientes através da ideação, inovação e realização.


Fundado em 2011, com o nome de Studio 7, o escritório hoje é comandado pela engenheira Ana Alves em parceria com diversos colaboradores de diferentes segmentos, tendo como princípio que negócios são feitos entre pessoas e não entre empresas.

Apoiados nos recursos e potencialidades de uma metodologia inteligente, BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), a consultoria contempla a construção de processos necessários para viabilizar, sustentar e desenvolver o empreendimento do cliente, desde a aquisição do terreno, concepção dos projetos e o gerenciamento de obras, otimizando tempo e custo e minimizando erros e riscos.

Através de uma metodologia de trabalho colaborativa, o Nosso Estúdio desenvolveu um modelo de negócios baseado na análise do comportamento dos profissionais, de forma a descobrir suas necessidades, desejos e expectativas, gerando, desta maneira, novos produtos, serviços e experiências com técnica, qualidade e simplicidade.

Atualmente com treze colaboradores, a empresa possui em seu portfólio, clientes como Andrade Gutierrez, Gafisa, Lock Engenharia, Conx, Renata Marques Arquitetura, Santander, entre outros, além de mais de cinquenta obras e reformas para clientes finais. Sempre trabalhando com projetos exclusivos e pensados especialmente para cada um.

#ClickFato #PatriciaFrassi #NossoEstúdio

Redação Click Fato
Redação Click Fato
%d blogueiros gostam disto: