Oficina Cultural Alfredo Volpi discute saúde mental e negritude no Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

O corpo negro na dança, nos rituais e nas artes: esses são os temas do 2º módulo do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, que acontece às quintas-feiras, de 12 de abril a 21 de junho, das 19h às 21h30, na Oficina Cultural Alfredo Volpi. Apenas duas atividades serão aos sábados e abertas ao público; uma delas é a roda de conversa Diálogos sobre Arte e Loucura, no dia 19 de maio, das 15h às 17h30, que discutirá o fazer artístico como ferramenta de cuidado da saúde mental e a participação dos negros nesse cenário. A convidada Bárbara Pina vai contar a história da loucura no Brasil, e vai apresentar ao público as obras e a vida de Arthur Bispo do Rosário, renomado artista plástico que foi fundamental para a relação entre saúde mental e arte no país.

A outra atividade que será no sábado é a Vivência: Toré com o Povo Pankararu, no dia 16 de junho, das 15h às 17h30. A dança ao ar livre com os Praiá é a mais importante manifestação religiosa desse povo que vive no sertão do Rio São Francisco, em Pernambuco. Os Praiá sintetizam a relação dos Pankararu com a dimensão do sagrado e com as forças encantadas nas aldeias onde vivem. A atividade será coordenada pelos próprios Pankararu.

O foco do Workshop de Danças Brasileiras, no dia 3 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h30, será o bumba meu boi do Maranhão, com destaque no Sotaque da Baixada. Por meio da dança e da musicalidade desse ritmo popular brasileiro, Kelson Barros coordenará um trabalho que envolve o corpo em seu aspecto sensível, expressivo e social, passando por todos os movimentos e personagens do Sotaque da Baixada, com ênfase no cazumbá.

As duas atividades do 2º módulo do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras que acontecem aos sábados, na Oficina Cultural Alfredo Volpi – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis –  são livres, gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO:

2º Módulo do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras –  A presença do corpo negro na dança, nos rituais e nas artes

Quintas-feiras, de 12/4 a 21/6 – das 19h às 21h30

  • Workshop de Danças Brasileiras

            Quinta-feira, 3/5 – das 19h às 21h30

  • Diálogos sobre Arte e Loucura

            Sábado, 19/5 – das 15h às 17h30

            Atividade aberta ao público

  • Vivência: Toré com o Povo Pankararu

            Sábado, 16/6 – das 15h às 17h30

            Atividade aberta ao público

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

clickfato
clickfato
Site de noticias em geral, sobre o cotidiano, voltado para noticias de cultura, entretenimento, música, politica, aviação e tecnologia. Informações inspiradoras, positivas e engraçadas também tem espaço. ► Entre em contato e envie o seu material: clickfato@gmail.com
%d blogueiros gostam disto: