O que é power BI e por que devo aprender?

O mercado de trabalho está constantemente evoluindo, especialmente as áreas relacionadas à tecnologia. Porém, não é necessário que um setor seja digital para que precise do auxílio de programas e softwares como os incluídos no pacote Office ou o power BI, por exemplo. Muitos não sabem do que se trata alguns desses programas e quem entender sobre se pergunta se Excel ou Power BI é a melhor escolha para implementar no ambiente de trabalho. O fato é que, de várias formas, saber power BI é o futuro dentro de muitas empresas.

A análise de dados é um setor que cresce cada vez mais anualmente e se tornou de grande importância para empresas de todos os tipos, desde empresas focadas na tecnologia até empresas do agronegócio. A compreensão de grandes números, a facilitação de armazenamento de dados em um só local e de forma simples e fácil para o analista poder determinar o lucro, a perda e outros fatores de uma empresa, são possíveis da melhor forma através de programas como o power BI.

Portanto, quem se interessa pela área de modelagem ou análise de dados precisa reconhecer o uso do power BI, como aprender ele por um preço baixo e até mesmo de forma gratuita, quais seus benefícios e qual a importância de saber análise de dados e aprender sobre softwares como o power BI no cenário do mercado de trabalho atual.

Atualmente, quanto mais instantânea e fácil a informação, melhor é para as empresas, pois quanto menor a agilidade, mais tempo perdido significa menor quantidade de lucro e prospecção. O tempo é dinheiro desde sempre, portanto agilizar processos como esse por meio da tecnologia nunca foi mais necessário que atualmente.

O que é power BI?

O power BI é, assim como programas no Pacote Office, uma ferramenta oferecida pela empresa Microsoft para aprimorar o ambiente de trabalho em escritórios e facilitar a vida do gestor, analista de dados, administrador, modelador de dados e outros profissionais correlatos. O nome BI significa Business Intelligence, que é um termo da década de 80, quando empresas cresceram juntamente a tecnologia nova oferecida por computadores e, dessa forma, começaram a ter que investir em formas de armazenar e analisar dados de maneira mais ágil e eficiente.

O processo BI tem como objetivo coletar, analisar e distribuir todos os dados de uma empresa e, assim, ter uma interpretação mais ágil e fácil de um grande nível de dados, com muitos números, propriedades e alto volume de informação a ser considerado. Por meio do Microsoft power BI é possível tornar dados em algo concreto, fazendo esses dados de informações visuais, seja uma simples pasta de arquivos dentro do Microsoft Excel até um arquivo com alto nível de informação armazenado na nuvem.

Apenas com o Microsoft power BI os profissionais podem gerar uma visão de 360º graus com suas métricas e analisar dados de forma eficiente, obtendo melhores resultados em pouco tempo e tornando essa ação que antes durava dias e até semanas em uma atividade de poucas horas. Portanto, ter o power BI dentro de qualquer empresa que tenha um alto volume de dados é essencial para fazer a análise dessas métricas.

Como a análise de dados é ligada ao power BI?

A análise de dados é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa atualmente. Apesar de ser algo que existe há anos, se revolucionou com os computadores e tecnologias que ganharam forma desde 1944. A análise de dados tem como objetivo tornar os números e métricas de uma empresa em um ‘insight’ que dá o norte para a empresa tomar decisões.

Por exemplo, se o lucro de uma empresa está decaindo grandemente, cabe ao analista de dados encontrar a data onde esses números começaram a cair, saber se os números ocorreram por conta de um acontecimento na empresa ou até mesmo por conta do lançamento de um produto com má recepção dos clientes, e dessa forma aplicar em visuais métricos que podem ser demonstrados para os empregadores e gestores.

Dessa forma a análise de dados possui uma enorme eficiência em resolver problemas graves com lucro, perda de lucro, prospecção e mais dentro de uma empresa.

Por que e como aprender o power BI?

Como é de se notar, ter um dos cursos power bi com certificado feitos online pode ser um diferencial que ajuda uma pessoa a iniciar sua carreira como analista de dados em uma empresa. Esse mercado de trabalho nunca para de crescer e, dessa forma, é possível iniciar uma carreira de sucesso com o aprendizado deste programa oferecido pela Microsoft.

A análise de dados oferece muitos benefícios para empresas e apenas com a ajuda de programas como o power BI é possível ter uma visualização mais concreta, ágil e facilitada das métricas de um negócio.

#ClickFato #AldairDosSantos #PowerBI

 

 

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA