Metrô testa equipamento inédito para aumentar autonomia das pessoas com deficiência visual nas estações

O Metrô realiza às 11h desta quinta-feira (6) na estação Vergueiro, o primeiro teste aberto de uma ferramenta inédita que poderá aumentar a autonomia das pessoas com deficiência visual.

O projeto “Siga Fácil” vai orientar esses passageiros nos deslocamentos em espaços públicos, através de um sistema automatizado com comando de voz e avisos sonoros que vão informando por qual caminho o usuário cego ou com baixo visão pode seguir.

A implantação do piloto está sendo feita pelo Metrô, que com o auxílio de pessoas cegas voluntárias mapeou a estação Vergueiro da Linha 1-Azul. Em pontos estratégicos, foram instalados equipamentos que emitem sinais captados por um aparelho receptor, desenvolvido pelo Metrô, que se conecta ao celular do passageiro, decodificando a mensagem, que pode ser ouvida através de fone de ouvido. Esse método foi pensado para permitir que o usuário consiga também manter suas mãos livres.

Outro diferencial é o que os sinais são emitidos com o uso de frequência de infravermelho, em vez de ondas de rádio, eliminando os riscos de interferências, permitindo o direcionamento preciso da pessoa ao seu ponto de interesse. A luz é imperceptível no ambiente, não causando desconforto para as demais pessoas e nem interferências nos equipamentos do Metrô.

Todo o sistema foi criado pelo próprio Metrô, através de dois funcionários que também são pesquisadores da USP. As etapas de desenvolvimento envolveram pesquisas científicas, investigação internacional e inúmeros testes que vêm sendo realizados desde 2018.

Com a evolução dos testes na estação Vergueiro, o Metrô pretende ampliar os estudos para outras estações, considerando o perfil dos passageiros atendidos. A meta é que até o final de 2021 todas as estações do Metrô estejam mapeadas. O equipamento receptor, batizado com o nome de “coração”, será fabricado pela própria Companhia e, inicialmente, deverá funcionar em esquema de empréstimo, sendo disponibilizado na entrada da estação e devolvido na saída do sistema.

Esse projeto vem ao encontro das diversas ações inclusivas do Metrô, que atende diariamente a 1,8 mil passageiros com deficiência em suas 62 estações, que são totalmente acessíveis. A atenção prestada a esse público foi reconhecida com premiação da UITP (União dos Transportes Públicos) em 2015 e com a escolha da estação Tatuapé para receber o Centro de Informação a Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA