Linha da Cultura do Metrô abre agenda de 2018 com várias atrações
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Durante o mês de janeiro, o Metrô de São Paulo apresenta uma programação repleta de exposições fotográficas, pinturas e artesanato, além de parcerias com grandes museus da capital paulista. O roteiro faz parte da tradicional Linha da Cultura, que leva atrações artísticas para as 64 estações da cidade.

A partir do dia 10, a Estação Sé recebe a mostra “Minha Vista SP” da fotógrafa Chris Lima. O projeto reúne 11 imagens que destacam a arquitetura diversificada da maior cidade do país.

Na estação República, da Linha 3-Vermelha, os passageiros poderão conferir, a partir do dia 10, as fotos da exposição “Monumentos e Movimentos de São Paulo”. Os 19 registros do fotógrafo Fausto Ivan foram impressos em fine art, que mistura a realidade com elementos digitais, além de trazer textos didáticos de cada local.

Ainda na Estação República, entra em cartaz no dia 10 uma exposição com 19 obras vencedoras do “30º Salão de Arte de Pinheiros”, da Associação Comercial de São Paulo. Entre os destaques estão o quadro “Madona” de Márcia Scalco, que levou a premiação máxima do evento.

No dia 10, a mostra “Arte: Pinturas, Monumentos Europeus” da pintora pernambucana Josefa Maria, desembarca na Estação Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha.  Formada pela Accademia di Belle Arti da Itália, a artista retrata nove paisagens do Velho Continente através de técnica do surrealismo.

Quem passar pela Estação Clínicas, da Linha 2-Verde a partir do dia 10, poderá apreciar as mandalas artesanais da designer Carla Tennenbaum. A exposição “Desespirais” conta com 30 obras feitas a partir de materiais não recicláveis como resíduos industriais. Os objetos coloridos poderão ser vistos em paredes e painéis expositivos da estação.

No aquecimento para o Carnaval, o Metrô recebe duas exposições fotográficas nas estações   e Tatuapé da Linha 3-Vermelha.

A mostra “São Paulo, A Estação do Carnaval” chega à área de exposições da Estação Sé no dia 10. Com 19 registros da tradicional Folia de Momo, o acervo presta homenagens aos desfiles das escolas de samba e tradicionais blocos carnavalescos.

Já a exposição “Carnaval de Ponta a Ponta” desembarca na Estação Tatuapé, também no dia 10. Serão exibidas 38 fotografias feitas nos últimos cinco anos no Sambódromo do Anhembi. As imagens mostram os bastidores de quadras e concentrações das escolas de samba.

A Estação Santana da Linha 1-Azul recebe a mostra “100% de Esforço Onde Houver 1% de Chance”, que aborda a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer através de painéis informativos e fotos de pacientes que venceram a doença ao lado de famosos, como Tite, Ana Maria Braga, Maurício de Sousa e Ludmilla.

O Metrô também garante parcerias com museus paulistanos, como no caso da exposição Arte Degenerada”, que chega à Vitrine Cultural do Museu Lasar Segall, na Estação Santa Cruz da Linha 1-Azul, no próximo dia 10. O projeto tem como objetivo relembrar a história da perseguição à arte moderna durante o Nazismo. Com destaque para a pintura “Eternos Caminhantes”, de 1919.

O Museu de Diversidade Sexual, que fica dentro da Estação República, abre as portas para exposição fotográfica “Tarja Preta”, no dia 24. Serão apresentados retratos feitos por Vânia Toledo especialmente para o acervo do Museu.  As imagens valorizam personagens icônicas como o estilista Walério Araújo, a cartunista Laerte e o cineasta Jean-Claude Bernardet.

No aniversário de São Paulo, dia 25, a Sala do Museu de Arte Sacra, na Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul, recebe a exposição “Urubu Kaapor”, que remonta ao período de fundação da cidade, por meio de pinturas que destacam os costumes indígenas e personalidades históricas como o Padre José de Anchieta.

 

 

FONTE: AI do Metrô

clickfato
clickfato
Site de noticias em geral, sobre o cotidiano, voltado para noticias de cultura, entretenimento, música, politica, aviação e tecnologia. Informações inspiradoras, positivas e engraçadas também tem espaço. ► Entre em contato e envie o seu material: clickfato@gmail.com
%d blogueiros gostam disto: