LogoClickFatoBR.png

Escultura de Emanoel Araújo em exposição no metrô

O Metrô de São Paulo, em parceria com a Associação Museu Afro Brasil, está realizando a ativação da escultura “A Roda”, do renomado artista Emanoel Araújo. A obra, que faz parte do Acervo de Arte Contemporânea do Metrô, está instalada no mezanino da Estação Palmeiras-Barra Funda.

Sobre o artista Emanoel Araújo

Nascido em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Emanoel Alves de Araújo transitou por inúmeros setores artísticos, foi escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravurista, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Sua arte atemporal carrega a herança africana herdada pelos brasileiros, por meio de cores vivas, texturas e formas geométricas.

Contribuindo com brilhantismo por 81 anos, Emanoel faleceu em 7 de setembro de 2022, em São Paulo.

Sobre a Obra

Araújo usa cores para conferir leveza a objetos de grande volume. É o caso dessa peça, que ainda transmite uma ideia de movimento com suas formas circulares vazadas nos três elementos unidos que formam a escultura. A obra, feita inteiramente em aço, está instalada no mezanino da estação Palmeiras- Barra Funda do Metrô, possuindo 3 metros de altura e 9 metros de largura.

Em homenagem ao aniversário de Emanoel Araújo, que seria 15 de novembro, a escultura recebeuma placa informativa. Para celebrar o legado desse grande artista e o mês da Consciência Negra, a iluminação da obra aconteceu no ultimo dia 14/11.

COMPARTILHE

Ⓒ Click Fato 2012 – 2024 | Desenvolvido por MAVICA