Doutor Thiago Ferraz dá dicas de vacinas que o adulto precisa tomar
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Vacinação é importante mesmo? Em 2019, infelizmente, o Sarampo voltou a surgir das cinzas no Brasil e assustou muitos brasileiros. A doença que havia sido erradica no país ressurgiu devido a falta de cuidado com o calendário vacinal e a negação de muitos pais vacinarem os seus filhos induzidos pelas “fake news”. Nessa circunstância, recebo muitos pacientes em meu consultório indagando sobre “Quais vacinas o adulto precisa tomar ?”. Explico aqui, de maneira clara e objetiva, as vacinas obrigatórias que você precisa ter certeza que tomou enquanto adulto.

Garanta essas 4 vacinas:

Você precisa de pelo menos 4 vacina e pronto. Você estará com a imunização fortalecida caso entre em contato com os vírus e bactérias causadores das principais doenças. Entenda que são 4 vacinas, porém essas protegem para diversas doenças.

Atenção, anote as principais:

TRÍPLICE VIRAL

Nesta única vacina você estará protegido contra 3 vírus: Sarampo, Caxumba e Rubéola (a famosa sigla SCR). Nas mulheres, não gestantes, ela é extremamente importante. Conhece alguma mulher que queira engravidar e ainda não tomou? Marque para amanhã um médico pra ela, caro leitor.

Quem nasceu na década de 80 provavelmente recebeu duas doses da vacina de Sarampo isolada, mas não foi imunizado contra Rubéola e nem Caxumba! Se for o caso, procure o seu médico.

HEPATITE B

Se você tomou na infância, só precisa de uma dose de reforço. Se nunca, serão 3 doses. Alguns médicos podem pedir exames antes pra ver se você já está imunizado também. Médicos mais modernos costumam fornecer uma carteira de vacinação online para você não ter o risco de perder “aquele papel” que guarda desde a infância.

DUPLA ADULTO

Tchau, difteria e tétano! Esta vacina tem algo diferente: É NECESSÁRIO UM REFORÇO A CADA 10 ANOS! Assim, guarde o seu caderno de vacinação para lembrar quando exatamente será a próxima dose ou o digitalize.

FEBRE AMARELA

Em 2018, o Brasil teve uma forte campanha de vacinação visto os casos da doença terem iniciado nas grandes capitais e não apenas nas zonas endêmicas. Um alerta: atualmente, para você poder ser liberado viajar para qualquer país você precisa comprovar que está vacinado contra febre amarela! Esta também é necessária um reforço a CADA 10 anos.

 

Mulheres gestantes, mulheres que estão amamentado e algumas pessoas com condições de saúde que modificam a imunidade precisam ter certeza que algumas dessas vacinas não são contra-indicadas.

Para finalizar, quero destacar que as quatro vacinas mencionas neste texto são aquelas de caráter OBRIGATÓRIO para a sua saúde. No entanto, há algumas válidas para se tornar atento também, como a hepatite A. Procure seu médico de confiança e atualize o seu calendário de vacinação.

O doutor Thiago Ferraz atende na conceituada clínica Šharp – Handmade Male Health localizada no bairro do Anália Franco na Zona Leste de São Paulo.

Saiba mais acessando o site http://www.sharpmalehealth.com.

Claudiana Rosário
Claudiana Rosário
Jornalista e assessora de imprensa.
%d blogueiros gostam disto: