Coach de carreira conduz mais de 2,7 mil profissionais ao caminho do sucesso

Lien Mendes transforma vida de líderes com métodos direcionados para a inteligência emocional no trabalho

Consultora de Desenvolvimento Humano, Lien Mendes auxilia líderes interessados em aperfeiçoar o modo de obter resultados e crescer na carreira sem precisar abrir mão da qualidade de vida.

Ela decidiu somar a experiência em projetos de estratégia em Recursos Humanos, Talent Management, Gestão Cultural, Engajamento e Programas de Desenvolvimento de Liderança, para ajudar a desenvolver maneiras mais humanas de colocar profissionais no caminho do sucesso. Após 12 anos de dedicação às instituições do setor privado, a mentora de líderes e coach de carreira Lien Mendes, começou a considerar a chance de transformar a história de vida de outras pessoas e empresas, ao oferecer o conteúdo adquirido na trajetória bem sucedida da própria carreira. Ao aliar o know-how à comunicação voltada para gestão de pessoas, Lien passou a empreender por meio de conteúdos produzidos de modo autoral, apresentados via ambiente digital.

Desde 2019, a especialista prepara profissionais para agregarem potencial ao próprio talento e atingirem os resultados esperados em uma carreira de sucesso, de modo que o percurso para o triunfo passe essencialmente pelo autoconhecimento e inteligência emocional de cada um. Contabilizando os serviços de mentoria, coach, consultoria de LinkedIn, palestras e treinamento corporativos, Lien se tornou uma das peças fundamentais para mudar a vida de mais de 2,7 mil mulheres e homens em atividade nos mais variados setores da economia, treinados pela metodologia aplicada pela especialista. “Sou uma entusiasta da Liderança Humanizada e apaixonada por negócios. Escolhi empreender para ajudar empresas a potencializarem seus resultados pelo desenvolvimento de uma Liderança mais consciente e humana, falar como uma profissional de carreira como consultora, que trabalha com empresas, com líderes e como empreendedora, como quem vive esse papel, experimentando as experiências”, comenta.

Além da condução de membros ligados à liderança e cargos decisórios, a versatilidade de atuação da coach de carreira Lien Mendes permite amparar, de maneira individual, profissionais carecidos de orientações específicas para o desenvolvimento no meio corporativo. Os modelos de consultoria para LinkedIn e marca pessoal (personal branding), o que facilitam o acesso de recrutadores das companhias que permitem ascensão interna, estão disponíveis. Outra ferramenta bastante utilizada para mapeamento do perfil de carreira, a avaliação de gestão profissional (assesment), também é aplicada no desenvolvimento de critérios positivos e negativos relacionados à melhora de desempenho no trabalho. Os cursos e treinamentos transmitidos no ambiente virtual também são voltados para prática de equipes corporativas, junto aos módulos personalizados e criados especialmente para o nicho de atuação da instituição.

Em meio à crise provocada pela pandemia de Coronavírus, um estudo global feito pela Pearson Education, publicado em novembro de 2021, mostra que 60% dos brasileiros tinham receio de serem forçados a exercer outra atividade profissional, devido ao avanço da Covid-19 e agravamento da recessão econômica. Por outro lado, houve quem encontrasse um novo caminho durante as situações mais conturbadas dos últimos dois anos. De acordo com Lien, nem tudo é negativo em um momento difícil. “Há quem veja a crise como oportunidade. Ela pode ser rodeada de chances de se reinventar, aprender novas atividades e criar outras fontes de renda. É a possibilidade de descobrir novos talentos para ganhar a vida por meio de uma chance que elas mesmas desenvolveram”, declara.

Segundo a especialista, o fato do indivíduo ter interesse em aprofundar-se no autoconhecimento por meio de uma metodologia de construção individual e inteligência coletiva, pode ser um dos principais passos para a consolidação dos novos rumos. Além do despertar para reais capacidades, a junta de aptidão e paixão é mais um ponto crucial da descoberta. “É necessário compreender as próprias habilidades e colocar em voga o nosso talento, aquilo que temos de natural, características trazidas desde a infância, algo que gostamos de fazer e executamos bem. No entanto, nem todo dom nato é uma paixão do indivíduo. Eu tenho dotes culinários, recebo elogios quando faço uma receita, mas não é minha paixão. Se eu for tentar desenvolver esse dom sem estar apaixonada por ele, vai ser entediante, cansativo. Temos que fazer o que fazemos bem, com habilidade nata, mas que seja uma ação prazerosa”, ressalta Lien.

Inteligência Emocional

Motivada por uma combinação de características da personalidade, a inteligência emocional é tida como meio de associar benefícios mais propensos a interferirem de maneira positiva em assuntos relacionados à carreira. O Quociente Emocional (medida da inteligência emocional), vem sendo apontado como ferramenta de monitoramento das contratações durante processos de recrutamento. De acordo com uma pesquisa do PageGroup, as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas no Brasil são inteligência emocional (42,9%), trabalho em equipe (38,4%) e comunicação assertiva (31,1%). complementa. Segundo Lien Mendes, a inteligência emocional não significa controlar as emoções, mas dosá-las. “É como promovemos a auto-regulação delas, ou seja, o que fazemos com as nossas emoções, o quanto nos permitimos sentir e usar a nosso favor. Eu gosto de fazer uma analogia: quando acontece algo ruim na nossa vida, o quanto sentimos aquele impacto, o quanto vamos ao fundo do poço e quanto tempo demoramos para voltar a si e reagir de uma forma madura, é essa a chance de medir a inteligência emocional de uma pessoa”, esclarece a gestora de carreira.

Para Lien, além da ocasião permitir ciência sobre as próprias ações e mudança de comportamento, também pode ser hora de colocar a positividade em jogo no momento de um líder tomar decisões importantes. “É sabido que um cérebro predominante em pensamento positivo, com uma visão positiva da vida, faz com que tenhamos melhores resultados, pois ativamos áreas neurais responsáveis pela criatividade e inovação. Nós respondemos de maneira mais imediata abreviando o tempo de recuperação de uma situação que foge ao nosso controle”, explica a especialista.

Conheça outras possibilidades de descoberta no universo profissional oferecidas por Lien Mendes:

Tema do momento: felicidade no trabalho;
Agora é a hora de crescer na carreira;
Como elevar a inteligência emocional;
Produtividade tóxica;
Etarismo na carreira: como vencer esse desafio;
O papel do líder na construção de ambientes com segurança psicológica;
Como conciliar empreendedorismo e emprego integral;
Garanta visibilidade do currículo e portfólio;
Dicas práticas para desenvolver networking;
Habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas;
Liderança Humanizada: nova forma de liderar;
Condução de conversas sobre temas críticos no ambiente de trabalho;

Saiba mais sobre o trabalho de Lien Mendes na Internet:
Instagram @lien.mendes/

LinkedIn 

#ClickFato #lienmendes #inteligenciaemocional  #claudianaassessoria #claudianarosario

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA