Cachorro com tosse: o que pode ser?

Ver o cãozinho sofrendo com tosse é desesperador para os donos Imediatamente, temos vontade de procurar um remédio para resolver o problema.

Porém, antes de mais nada é preciso que os tutores investiguem o que está causando a tosse no animal.

A tosse é causada por uma irritação no sistema respiratório do pet. Ela pode surgir por causa de algum tipo de alimento que ficou preso, tumores, doenças cardíacas, alergias ou até mesmo se a coleira do pet estiver muito apertada.

Por isso, é importante que o dono preste atenção nos detalhes. Você deve verificar se a tosse é seca, úmida, profunda ou superficial. Também deve-se notar se há alguma secreção quando o cachorro tosse.

Anote todos os detalhes que observar em seu cachorro e leve junto a visita ao veterinário. Assim, facilitará no diagnóstico e tratamento da tosse em seu cão.

Como diferenciar tosse, espirro e engasgo nos cães?

É normal que os cachorros se engasguem com alimentos, ainda mais aqueles animais que têm o costume de comer muito rápido. Alguns podem se engasgar também com brinquedos.

Ao tentar retirar o que está preso na sua garganta, o cachorro começa a tossir e leva as patinhas até a boca para tentar remover o que incomoda. Além disso, ele terá dificuldade para se alimentar e tomar água.

Vale lembrar que os donos devem ficar atentos aos engasgos, pois se o alimento ou objeto ficar entalado na laringe do cão, pode causar sufocamento. Nesses casos, o dono deve agir rapidamente e levar o animal ao médico veterinário.

A tosse e o espirro podem ser bem parecidos, porém, para diferenciá-los, você deve observar o cachorro. A tosse é algo que persiste por um tempo, já o espirro é momentâneo.

Quais os tipos de tosse canina?

A tosse pode aparecer em várias formas no cachorro e as causas podem ser por diversos motivos. Em todo caso, somente um médico veterinário poderá identificar a causa e o tratamento para o problema do seu cãozinho.

Separamos a seguir uma lista com os diferentes tipos de tosse em cães:

  • Tosse seca – Ela é mais comum de aparecer no inverno e se o cachorro estiver também com febre e espirros, ela pode estar relacionada com algum tipo de doença contagiosa. Dessa forma, é fundamental levar o cachorro ao veterinário.
  • Tosse de engasgo – Essa tosse está relacionada a algum objeto ou comida que está obstruindo as vias respiratórias do cão. Nesse caso, o cachorro deve ser levado rapidamente a um veterinário.
  • Tosse com som de ganso – Ela é muito comum nos cachorros de pequeno porte e está relacionada a estenose de traqueia. Isso acontece quando a traquéia do animal fica obstruída. O cão também deve ser levado ao médico veterinário.
  • Tosse úmida – Ela é uma tosse mais curta e geralmente está relacionada com problemas respiratórios ou cardíacos. É fundamental a ida ao veterinário para que ela passe um remédio.

Como prevenir a tosse nos cães?

Como já vimos, a tosse em cães podem ter várias causas. Sendo assim, a prevenção não é muito fácil.

Porém, é recomendado observar o cachorro para poder prevenir em alguns aspectos como na alimentação;

Se o cachorro tem o costume de comer muito rápido, é indicado investir em comedouros educacionais. Também deve evitar oferecer brinquedos que possam ser facilmente engolidos causando engasgos.

Outra dica é manter o ambiente sempre limpo, assim, evitará que o pet se irrite com poeira e outros tipos de sujeiras.

Vale lembrar que o mais importante é manter uma constância nas visitas ao veterinário. É indicado que o cão passe por consulta a cada seis meses e esteja sempre em dia com a vacinação.

Uma dica interessante é contar com soluções, como Longevi, produto da Petvi. Ele promove a saúde intestinal, influenciando na imunidade, coceiras e alergias.

Após descobrir as principais informações sobre cachorro com tosse, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a saúde do seu melhor amigo.

#ClickFato #MundoPet #Pets #AldairDosSantos

COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA