A solidão, a busca por pertencimento e a pressão da fama em uma sociedade hiper conectada são a essência de “Uma Família à Procura de um Ator”, primeiro texto escrito por Samir Yazbek, em montagem de Gustavo Merighi, com Anderson Muller estreando em um solo. A peça estreia dia 14 de outubro, no Teatro Itália, em São Paulo.
O espetáculo convida a uma jornada psicodélica e bem-humorada. A proposta estética mescla elementos analógicos dos anos 80 com a tecnologia digital, com o objetivo de estabelecer um diálogo vibrante entre passado e presente, levantando temas urgentes com um olhar original.
A peça “Uma Família à Procura de um Ator” foi criada originalmente em 1988 e marca a estreia profissional do dramaturgo Samir Yazbek. Reescrita, foi lançada pela editora É Realizações, refletindo o amadurecimento artístico do autor ao longo de mais de três décadas.
O dramaturgo se uniu a Gustavo Merighi, um jovem diretor que conheceu na faculdade Célia Helena e que agora, em sua estreia, traz uma nova perspectiva para a obra. A colaboração entre o autor experiente e o diretor da nova geração cria uma ponte entre o universo analógico em que a peça foi concebida e o digital de hoje, potencializando a narrativa.
O espetáculo conta a história de um ator com mais de 50 anos, com fama recém conquistada, decide retornar à sua terra natal. O reencontro com a casa da infância traz à tona memórias e revela ausências, transformando sua jornada pessoal em uma reflexão sobre pertencimento, carreira e relações familiares. O espetáculo apresenta, de forma poética, provocativa e bem-humorada, a trajetória de um homem que, para conseguir ‘vencer’ em seu ofício, acaba abandonando as suas raízes.
Para traduzir o conflito interno do protagonista, o espetáculo flerta com a estética Cyberpunk, criando um ambiente pós apocalíptico onde elementos analógicos, como TVs de tubo e sucata, se misturam a tecnologia de ponta, como um drone com transmissão em tempo real. Essa fusão simboliza a jornada do ator entre o humano e o tecnológico e traduz o conflito em sua mente: a deterioração de sua identidade e de suas relações familiares versus a invasão da tecnologia e a superficialidade das conexões modernas. A dualidade entre o que o público vê e o que o personagem percebe – um inseto se tornando um drone, por exemplo, gera um estranhamento que transita entre o cômico e o dramático.
Essa linguagem visual paradoxal questiona a busca por autenticidade em uma sociedade obcecada por aparências, onde o drone serve como metáfora para a vigilância constante e a invasão da privacidade. O resultado é um espetáculo que convida o público a participar de um jogo cênico, questionando o que é realidade e o que é delírio na mente do ator.
Para dar vida à complexa jornada mental do protagonista, foi escalado Anderson Müller, que comemora 40 anos de carreira com a experiência de seu primeiro monólogo.
SERVIÇO
Monólogo “Uma Família à Procura de um Ator”
Onde: Teatro Itália
Endereço: Avenida Ipiranga, 344, República – São Paulo
Quando: 14 de outubro a 19 de novembro
Horário: terça e quarta às 20h – sábado às 19h – domingo às 18h
Quanto: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos