Relacionamentos amorosos: você está dentro ou está fora?
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Por Rosangela Sampaio

A premissa básica é de que a maioria de nós acredita numa ampla gama de mitos sobre relacionamentos amorosos, sem nunca questioná-los. São essas crenças cegas nesses mitos que nos confundem e nos tornam infelizes em nossos relacionamentos amorosos.

“Relacionamento amoroso é o maior veículo de desenvolvimento humano, então, ou você está dentro, ou você está fora.”

A escolha de um parceiro amoroso, a qualidade de sua vida doméstica e familiar determinam o seu sucesso como ser humano tanto quanto ou mais do que qualquer outro fator, afinal, estamos falando de formação de time e estratégia de jogo para conquistas de objetivos em comum.

Uma das qualidades de uma personalidade totalmente funcional, madura e plenamente realizada é a capacidade de entrar em relacionamentos íntimos de longo prazo com outras pessoas e manter esses relacionamentos ao longo da vida.

Indivíduos com personalidades mais saudáveis são mais funcionais como seres humanos e possuem maior capacidade de manter relacionamentos amorosos de longo prazo.

Seus relacionamentos são a expressão direta da pessoa que você é. Se o seu mundo interior é feliz e amoroso, seu mundo exterior de relacionamentos será feliz e satisfatório.

Afinal, como está o seu mundo interior?

Se você for mesmo uma pessoa madura, seus relacionamentos terão precedência sobre todo o resto e, à medida em que você mudar e melhorar como pessoa, seus relacionamentos mudarão e melhorarão automaticamente.

Os relacionamentos devolvem exatamente o que você investe neles: quanto mais você investir em um relacionamento, mais amor, satisfação e alegria você terá em seu relacionamento.

“Não se engane, pois nascemos incompletos e precisamos um do outro para nos tornamos inteiros como seres humanos.”

Nossas qualidades e características são complementares, precisamos de outras pessoas para cumprir nosso destino enquanto seres humanos.

Relacionamentos sólidos andam de mãos dadas com paz de espírito, vida longa, saúde, felicidade e abundância. Já foi dito várias vezes que a sua autoestima está na raiz de uma personalidade saudável e da felicidade.

Então, como anda sua autoestima?

Compartilho com você 7 dicas para melhorar seus relacionamentos:

  • As pequenas coisas são as mais importantes: invista na relação com seu parceiro amoroso diariamente através de pequenos gestos atentos e generosos. Você estará construindo um relacionamento com bases sólidas;
  • Veja possibilidades onde os outros veem obstáculos: a verdadeira questão é “Quais sinais devemos estar mais atentos?”.  Se nos concentrarmos nos pontos negativos, o relacionamento será enfraquecido, mas se nos concentrarmos nos pontos positivos, poderemos fortalece-lo;
  • Estabeleça regras para os conflitos: em todo relacionamento há desavenças, mas o número e a profundidade variam imensamente. Encontre um equilíbrio, decidindo a melhor maneira de debater os problemas;
  • Não dependa do quanto você se esforça: trabalhe seu relacionamento com sabedoria, com objetivos significativos que contribuam para a saúde e felicidade dessa relação, procure se dedicar com lógica e bom senso,  não apenas com esforço;
  • O passado não é futuro: o que aconteceu no passado não determina o futuro, seus relacionamentos não estão limitados pelas experiências vividas ou por antigas decepções, é possível aprender com experiências e evitar erros do passado, mudando o seu padrão de relacionamentos;
  • Desenvolva uma relação de amizade com seu parceiro: se você desenvolver uma relação de amizade com seu parceiro, terá a chance de reconhecer que as dificuldades resolvidas com amizade garantam a solidez da relação;
  • Busque o que você vai precisar sempre, não o que deseja hoje: a busca assertiva de um relacionamento feliz não pode estar atrelada a um processo de satisfação imediata, mas como forma de ir em busca de suas necessidades fundamentais, por isso, é importante que o casal esteja com seus propósitos alinhados.

Na última terça-feira, dia 09/06, o Programa Mulheres Em Flow falou sobre relacionamentos, onde Rosangela Sampaio recebeu a psicóloga e empresária Cristine Lima dos Santos, além da psicóloga e sexóloga Cleise Porto, e você pode assistir ao vídeo do programa na íntegra clicando AQUI.

(Créditos: Estúdio Carraro)

Quem é Rosangela Sampaio?

Rosangela Sampaio é psicóloga, palestrante, escritora, coach de carreira e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher.

Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.

#ClickFato #RosangelaSampaio

 

 

Priscilla Silvestre
Priscilla Silvestre
%d blogueiros gostam disto: