Encouraçado Filmes lança curta metragem sobre debate a respeito do blackface

No próximo dia 22 de maio de 2016, domingo, às 21h, a produtora Encouraçado Filmes lança no Youtube e no Facebook o curta metragem que registrou imagens do debate histórico que aconteceu no Instituto Itaú Cultural sobre o uso do blackface (quando um artista branco pinta o rosto de negro).

O filme, ou curta-gatilho, com 25 minutos, deu origem ao Projeto Foice a Face, produção em curso que aborda de forma documental o protagonismo negro nas artes contemporâneas – um tema inédito no cinema brasileiro – pelas expressões da Dança, Performance, Teatro, Visuais, Música, Cinema e Literatura. A produção investiga os reflexos e as questões suscitadas por um passado escravocrata e, ainda, discriminatório no país. No mesmo dia, às 19 horas, a produtora lança, também online, um teaser do projeto.

Relembre o Caso

No dia 12 de maio de 2015, o Instituto Itaú Cultural foi palco de um dos mais importantes debates da atualidade sobre representação racial na arte e sociedade brasileira. Três horas de debate intenso sobre a herança escravocrata no país e o impacto desse passado na atualidade. A peça “A Mulher do Trem” da Cia. Os Fofos Encenam foi acusada de racista por utilizar-se da prática de Blackface. O movimento de indignação contra o teor do espetáculo foi iniciado pela blogueira e ativista Stephanie Ribeiro nas redes sociais.

LINK DO CURTA DEBATE BLACKFACE
LINK CURTA SOBRE TEATRO
Imagem(Divulgação):    Inah Irenan – bailarina e produtora
Fonte:  7 Fronteiras Comunicação
COMPARTILHE
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

LEIA TAMBÉM

Newsletter

Cadastre seu e-email e receba novidades.

Ⓒ Click Fato 2012 – 2021 | Desenvolvido por MAVICA